Seminário “Homicídio na Adolescência no Rio de Janeiro: Incidência e Prevenção.

No dia 30/08/2017 foi realizado na UERJ o Seminário “Homicídio na Adolescência no Rio de Janeiro: Incidência e Prevenção”.

O evento foi promovido pelo CEDECA em parceria com o Observatório de Favelas (PRVL) e o Laboratório de Análise da Violência (LAV) da UERJ

O encontro teve 540 inscritos e contou a participação de 200 participantes de diversos municípios do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.

Participaram das mesa de abertura: Caio Fonseca (Cedeca D. Luciano Mendes – ABSM – Conselho Gestor do PPCAAM RJ, Dra. Eufrásia de Souza (Defensoria Pública – CDEDICA), Juarez Marçal (ACTERJ), Dra. Lucia Glioche (Juíza de Direito da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas – VEMSE – CEVIJ – TJRJ) e Pedro Pereira (CEDECA RJ). A mesa de debates teve a participação de: Nyl de Sousa (Rapper, Produtor Cultural e Comunicador Popular), Clayse Silva e Vera Souza (PPCAAM-RJ), Raquel Willadino (PRVL / Observatório de Favelas), Doriam Borges e Ignácio Cano (LAV/UERJ).

Durante o encontro foram apresentados os resultados preliminares da execução do Programa de Proteção a Criança e do Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM-RJ) pelo CEDECA RJ no período de fevereiro a julho de 2017.

Foram apresentados discutidos os dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA 2014) e do Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens.