I Fórum de Justiça Restaurativa do Rio de Janeiro

Em 2 de abril de 2019, foi lançado o I Fórum de Justiça Restaurativa do Rio de Janeiro na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Compareceram 50 participantes, representando diversas instituições públicas (Vara da Infância e Juventude, Vara de Execução de Medidas Socioeducativa (VEMSE), Defensoria Pública, Ministério Público, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Conselho Tutelar, URS – Unidade de Reinserção Social Paulo Freire, DEGASE (Escola de Gestão Socioeducativa), Clínica da Família, Representações dos Municípios de Niterói, Queimados, Duque de Caxias, OAB (Núcleo de Justiça Restaurativa da Barra),  profissionais e técnicos, representantes de organizações da sociedade civil e estudantes universitários.

A mesa de abertura teve o objetivo de partilhar experiências sobre a Justiça Restaurativa, com a participação da Dra. Célia Passos (ISA-ADRS), Lívia Vidal (Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire/DEGASE), Dra. Anna Di Masi (Procuradora de Justiça e Coordenadora do CEMEAR/MPRJ), Dra. Lara Graça (Coordenadora da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio de Janeiro), Pedro Pereira (Coordenador do CEDECA RJ) e Dra. Vanessa Cavalieri (Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude – RJ).

A apresentação da experiência do CEDECA RJ teve a participação das facilitadoras em Justiça Restaurativa Milena Salgueiro, Alessandra Ramasine, Viviane Aquino (assistente social do CEDECA RJ) e de Renata Cordeiro (Supervisora de Justiça Restaurativa do CEDECA RJ).

De acordo com a avaliação dos participantes, o I Fórum de Justiça Restaurativa conseguiu alcançar de forma participativa os objetivos de reunir práticas de justiça restaurativa para crianças e adolescentes no Rio de Janeiro em contextos institucionais e comunitários, o intercâmbio de experiências e saberes, bem como contribuir para o mapeamento de práticas restaurativas no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do Fórum de Justiça Restaurativa é realizar encontros bimestrais, toda primeira terça feira do mês.

O próximo Fórum de Justiça Restaurativa acontecerá no dia 04/06/2019, às 09h, no Ministério Público, Av. Marechal Câmara, 370, 9º andar, Centro. Rio de Janeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.