Lançamento da cartilha: “Violência contra criança e adolescente, Proteger é nosso dever”

Acontece hoje o lançamento da cartilha “Violência contra criança e adolescente, Proteger é nosso dever” no canal do youtube da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

“Com o objetivo de prevenir e interromper a violência, a cartilha fornece orientações básicas e essenciais aos familiares e à sociedade, como esclarecer o que são os atos de violência, como é possível identificá-los, e como proceder na hipótese de sua ocorrência. O material também faz alertas importantes sobre o tema, ao lembrar que a responsabilidade pela proteção das crianças e adolescentes é dever de todas e todos e que a prática é uma violação de direitos humanos, além de ter impactos negativos no desenvolvimento saudável das crianças. 

Além das orientações básicas, a cartilha também busca desmentir afirmações do senso comum como, por exemplo, a de que a violência estaria atrelada a condições socioeconômicas de determinado grupo de pessoas, ou a de que o(a) abusador(a) possui um perfil pré-definido. Ao contrário disso, é sabido que violência pode acontecer em qualquer contexto social, econômico, cultural e religioso e que quanto menor for a idade da vítima, maiores são as chances de que o(a) abusador(a) faça parte do convívio da criança e do adolescente em questão. O documento fornece ainda caminhos para denunciar aos órgãos de proteção, com opções de contato por telefone, virtuais ou de forma presencial.”

Saiba mais no site da DPRJ: https://www.defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/11613-DPRJ-lanca-cartilha-com-orientacoes-sobre-violencia-infantil

Assista ao evento do lançamento CLICANDO AQUI.

Acesse a cartilha na íntegra CLICANDO AQUI.

%d blogueiros gostam disto: