25 de Novembro – Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres. A

25 de Novembro – Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres. A data alerta a sociedade sobre os casos de violência contra as mulheres e meninas, sendo reconhecida pela ONU para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.
O Dia Laranja convoca todos a se mobilizarem pelo tema não só uma vez ao ano, mas em todos os meses. #dialaranja
_____
Em 24 de novembro de 2021, véspera do Dia Internacional para a Não Violência Contra Mulheres e Meninas – Dia Laranja, foi realizada uma sensibilização para a promoção da igualdade de gênero e empoderamento das meninas e mulheres pelo fim da violência.

O Dia Laranja celebra o compromisso pela igualdade de gênero na Agenda pelo Desenvolvimento Sustentável 2030. A ONU reforça que este dia é para ser lembrado todos os meses do ano e não apenas em novembro. Esta atividade integrou as ações do Projeto Segundo Sol: Trilhando direitos com crianças e adolescentes, durante o encontro temático: Identidades de gênero e diversidade sexual.

Os adolescentes e jovens, de 16 a 24, que participam do Ciclo de Formação de Jovens Articuladores, puderam debater sobre as desigualdades ainda existentes em nossa cultura brasileira, destacando a necessidade cada vez maior de refletir sobre a agenda de gênero, diversidade sexual, a educação sexual, bem como a importância de uma educação antisexista.

Como momento cultural foram sugeridos filmes e utilizada na sensibilização a música “Maria da Vila Matilde”, da Cantora Negra Elza Soares, premiada pela BBC como uma das maiores cantoras do milênio no ano 2000. A canção faz referência à Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006 com o objetivo de prevenir e punir a violência contra a mulher. Segundo Elza “a música serve para denunciar, para gritar. Muitas vezes nós gritamos e as pessoas não nos ouvem.”#cedecarj

%d blogueiros gostam disto: