Our Mission: Food, Education, Medicine

Nosso Trabalho

Nossas ações possuem como parâmetros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10) e paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16). Enfoca a proteção jurídico-social, através do atendimento; da participação ativa e da formação de profissionais, lideranças comunitárias, adolescentes e jovens e familiares por meio da educação popular; da incidência e do monitoramento das políticas públicas na busca da defesa intransigente dos direitos humanos de crianças, adolescentes e suas famílias.

Como estratégias, são realizados atendimentos jurídicos-sociais, articulação e promoção de ações formativas para profissionais, adolescentes e jovens sobre o sistema de garantia de direitos; a participação em espaços de deliberação e monitoramento das políticas; assessoria a organizações, movimentos sociais e municípios, especialmente na implementação das políticas relacionadas à infância. Para maior eficácia das suas ações, se articula em rede, implementando, localmente, os parâmetros e as diretrizes discutidas e pactuadas nacionalmente.

– Áreas de atuação

Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – Preservar a vida das crianças e dos adolescentes ameaçados de morte, com ênfase na proteção integral e na convivência familiar. (Saiba mais sobre PPCAAM)

Justiça Restaurativa – Disseminação da justiça restaurativa e práticas restaurativas comunitárias. Atendimento especializado, através de práticas de cuidado emocional e sensibilização de crianças, adolescentes, jovens, familiares, agentes sociais, profissionais e demais pessoas envolvidas com a promoção e proteção dos direitos humanos.

Projeto Segundo Sol: trilhando direitos com crianças e adolescentes – Prevenção e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens afetados pela violência no Rio de Janeiro, especialmente nas comunidades de Palmerinha, Muquiço e entorno. Enfoque na participação ativa de adolescentes e jovens para redução do racismo e das desigualdades de gênero.

Assessoria e Formação – Capacitação de adolescentes, agentes sociais e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes por meio de cursos, oficinas e assessorias.

Defesa Jurídico-Social – Atendimento Jurídico-Social a crianças e adolescentes vítimas de violência e seus familiares; participação nos espaços institucionais de deliberação e controle da efetivação e promoção de direitos de crianças e adolescentes; mobilização social para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.