Our Mission: Food, Education, Medicine

Nosso Trabalho

Nossas ações possuem como parâmetros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10) e paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16). Enfoca a proteção jurídico-social, através do atendimento; da participação ativa e da formação de profissionais, lideranças comunitárias, adolescentes e jovens e familiares por meio da educação popular; da incidência e do monitoramento das políticas públicas na busca da defesa intransigente dos direitos humanos de crianças, adolescentes e suas famílias.

Como estratégias, são realizados atendimentos jurídicos-sociais, articulação e promoção de ações formativas para profissionais, adolescentes e jovens sobre o sistema de garantia de direitos; a participação em espaços de deliberação e monitoramento das políticas; assessoria a organizações, movimentos sociais e municípios, especialmente na implementação das políticas relacionadas à infância. Para maior eficácia das suas ações, se articula em rede, implementando, localmente, os parâmetros e as diretrizes discutidas e pactuadas nacionalmente.

Áreas de atuação em execução

Assessoria e Formação

Capacitação de adolescentes, agentes sociais e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes por meio de cursos, oficinas e assessorias.

Defesa Jurídico Social

Atendimento Jurídico-Social a crianças e adolescentes vítimas de violência e seus familiares; participação nos espaços institucionais de deliberação e controle da efetivação e promoção de direitos de crianças e adolescentes; mobilização social para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

De Olho nos Direitos da Criança e do Adolescente

O Projeto De Olho Nos Direitos das Crianças é um projeto realizado pelo CEDECA RJ em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através do termo de fomento nº 930156/2022.

Tem como objetivo, promover os direitos humanos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual, de adolescentes e jovens até 21 anos aos quais se atribuiu a prática do ato infracional, e seus familiares, residentes no Rio de Janeiro, através do atendimento jurídico-social, da formação e da incidência política.

Família Solidária

Contato Familia Solidaria:
(21) 96891-5553 familiasolidaria@cedecarj.org.br

Projeto Família Solidária é uma forma de Acolhimento Familiar, e se configura como estratégia de enfrentamento à institucionalização de crianças e adolescentes que estão na proteção. 
A primeira edição do Projeto Família Solidária foi em 2010 e revela em sua trajetória diretrizes e metodologia inovadora no trato do acolhimento familiar. Importante destacar que o ato de acolher não foi o único fator de relevância do Família Solidária, porque também favorece o resgate e o fortalecimento da estrutura sociofamiliar de diversas famílias de origem que passam pela proteção.
O objetivo do Projeto Família Solidária é contribuir para a proteção de crianças e adolescentes, incluídos na proteção e desacompanhados dos seus familiares, por meio do fortalecimento de uma rede de proteção, junto com o Sistema de Garantia de Direito, com vista à implantação do acolhimento em Família Solidária.
A proposta é desenvolvida nos Estados do Ceará (CE); Distrito Federal (DF); Espírito Santo (ES); Rio Grande do Norte (RN); Pernambuco (PE); Paraíba (PB) e Rio de Janeiro (RJ) e iniciando com Acre (AC); Pará (PA).
No Rio de Janeiro, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA RJ), executa o Projeto Família Solidária, cadastrando famílias com disponibilidade para acolhimento de crianças e adolescentes em suas residências, após passarem por processo de capacitação para atuarem como FAMÍLIAS SOLIDÁRIAS.
Para outras informações entre em contato conosco pelo número 21 96891-5553, ou pelo e-mail familiasolidaria@cedecarj.org.br

A Justiça Restaurativa (JR) é uma visão de justiça operacionalizada por processos sistêmicos voltados a construir e aprofundar pertencimento e significado nas relações e a facilitar a resolução da gestão e transformação de conflitos e violências em diferentes contexto.

O Projeto Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro executado desde 2014 pelo CEDECA Rio de Janeiro tem como objetivo disseminar a cultura da JR e contribuir para a implementação de práticas restaurativas oferecendo atendimento especializado para adolescentes e abordagem de conflitos através da escuta e do diálogo entre os envolvidos direta ou indiretamente, podendo ter a presença de familiares, amigos e comunidade

Saiba mais sobre a Justiça Restaurativa no CEDECA RJ clicando AQUI

Nenhum Direito A Menos

Contato NDAM:
nenhumdireitoamenos@cedecarj.org.br

O Projeto Nenhum Direito a Menos (2022/2025) tem como objetivo garantir direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens do Rio de Janeiro, e suas famílias, através da proteção jurídico-social.

Assim, são executadas atividades estratégicas de defesa de direitos através do acompanhamento jurídico e psicossocial; prevenção das violências contra crianças, adolescentes, jovens por meio de ações formativas e da incidência política e monitoramento das políticas públicas com a participação ativa de adolescentes e jovens.

O público do projeto se constitui de crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos que ainda estejam em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias; parceiros internacionais; agentes pastorais; jovens lideranças; líderes comunitários; movimentos de mães; coletivos de jovens e profissionais do sistema de garantia de direitos no Brasil.

PPCAAM - Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Contato PPCAAM RJ: ppcaamrj@cedecarj.org.br
(21) 96497 – 0217
(21) 96474-6907

O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM foi criado em 2003, instituído oficialmente através do Decreto Federal nº 6.231/2007 e posteriormente atualizado pelo Decreto Federal nº. 9.579/2018, para atuar enquanto política pública de enfrentamento à letalidade infanto- juvenil. No Rio de Janeiro a Lei Estadual nº 9.275/21 de 18 de maio de 2021, revogou os Decretos Estaduais e instituiu o PPCAAM no Estado do Rio de Janeiro.

No Estado do Rio de Janeiro, o PPCAAM é executado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA RJ. A equipe do PPCAAM RJ é composta por profissionais capacitados para atuarem em casos de ameaças de morte de crianças e adolescentes através dos contatos: E-mail: ppcaamrj@cedecarj.org.br Telefone/Whatsapp:(21) 96497 – 0217 / (21) 96474-6907

Saiba mais sobre o PPCAAM clicando AQUI.

Segundo Sol - Trilhando direitos com crianças e adolescentes

O Projeto Segundo Sol: trilhando direitos com crianças e adolescentes iniciou no ano de 2019 no CEDECA RJ e executa na prevenção e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens afetados pela violência no Rio de Janeiro, especialmente nas comunidades de Palmerinha, Muquiço e entorno. Enfoque na participação ativa de adolescentes e jovens para redução do racismo e das desigualdades de gênero.