Últimas Notícias

PARCERIA – ASEC Brasil – Movimento Saber Lidar e CEDECA RJ na ação, já em curso: Promover para Prevenir em Saúde Mental em tempos de Pandemia do COVID19: Fortalecimento socioemocional e engajamento de adolescentes pela saúde mental e bem-estar e apoio psicossocial. O convite facilita à construção, colaboração, e compreensão sobre que habilidades podem propiciar a convivência, através de metodologias como Fortalecimento com TOM (tempo de olhar para mim) e Caixa de Ferramentas, nas etapas:
a) Fortalecimento/jovens adolescentes: Competências e Habilidades para a Vida/Resiliência;
b) Formação de Adultos/Mobilizadores e Profissionais que trabalham com os adolescentes (do Selo Unicef e parceiros dos Centros Urbanos) ACS, professores, assistência social;
c) HUB -Central de Ajuda Rede de Apoio com Profissionais/Comunidade: Mapa Saúde Mental: serviços públicos local.
A Associação pela Saúde Emocional das Crianças (ASEC), entidade sem fins econômicos, foi fundada em novembro de 2004, para promover o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais de crianças, inicialmente com o programa Amigos do Zippy. Desde então, mais de 220 mil crianças de 45 cidades brasileiras tiveram a oportunidade de aprender a lidar com dificuldades – aptidões que as ajudarão a lidar com problemas e crises por toda a vida. Atualmente, o Movimento Saber Lidar também contribui com o desenvolvimento da saúde emocional em diversas áreas de atuação, olhando para toda a sociedade. Acreditamos na oportunidade de ressignificar os conflitos através de um novo olhar para as práticas restaurativas comunitárias.
Agenda de formação de mobilizadores, MODELO DE ABORDAGEM INTERSETORIAL DA IMPLEMENTAÇAO NO ENTORNO DO CAIXA DE FERRAMENTAS (REDE DE APOIO):
Sensibilização e Instrumentalização;

  • Eixo 1/CAPACITAR – (ambiente virtual a distância humanizado), jovens participam de 4 encontros de 2 horas; semana 1 – Acolhimento; semanas 2,3 e 4 – Vivências e Formação no Caixa de Ferramentas.
  • Eixo 2/PRATICAR – (o Cuidar de Si e do Outro), em Rodas de Conversa entre Pares; (o Cuidar de Si e do Outro) – Jovens engajados promoverem Rodas de Conversa na metodologia do Caixa de Ferramentas com outros jovens. Para o ‘Praticar – 4 semanas.
  • Eixo 3/APOIAR e MONITORAR com “Mentorias-ASEC para os 100 jovens líderes”,
  • Monitoramento Avaliação.
    KIT FORTALECIMENTO SOCIOEMOCIONAL,
  • Mochila saco para brindes, com logomarca do UNICEF e do parceiro;
  • Manual de autocuidado e bem estar;
  • Folder de saúde menstrual;
  • Livro de literatura – Paz em um mundo de Conflitos – Marshal Rosenberg;
  • Caderno 200 folhas pautadas;
  • Caderno não pautado (para desenho);
  • Caixa de lápis de cor;
  • Álcool em gel.
    O CEDECA RJ acredita e facilita as práticas restaurativas como diferentes ferramentas que possibilitam um espaço de diálogo, contribuindo de forma efetiva para a reparação de danos, restauração de vínculos, promoção de responsabilizações, permitindo integração e pacificação comunitária. Representam, portanto, uma alternativa para as políticas excludentes.

    Para acessar o formulário de Pré-inscrição: CLIQUE AQUI

    Conheça mais sobre a ASEC e o Movimento Saber Lidar em:
    http://www.asecbrasil.org.br/
    http://www.asecbrasil.org.br/blog/