Na última quarta-feira, dia 28 de setembro de 2022 o CEDECA RJ realizou uma Roda de Conversa com parceiros em Moçambique sobre “Cuidado Emocional no Setembro Amarelo”.
A dinâmica do evento ocorreu com a participação de facilitadoras de Justiça Restaurativa do CEDECA RJ e a co-facilitação da parceira Bezura Mamboza que auxiliava na participação de cerca de mais de 20 mulheres integrando o evento de uma comunidade chamada: Terra Prometida, Marrocanhe. Através da facilitação de Bezura traduzindo e contextualizando sentidos em dialeto local às mais de 20 mulheres, foi trazida a oportunidade de escuta, cuidado emocional e a partilha de sentimentos e necessidades do grupo, dentre elas: o fornecimento de água potável, o acesso à educação, a vontade de empreender e o cuidado, de uns para com os outros.
Durante o evento diversos temas transversos do setembro amarelo foram abordados como: Valores, Autocuidado, Fontes de resiliência, dimensões integrais do ser, etc… A palavra circulou entre as participantes que puderam ser vistas, ouvidas e terem voz para as questões geradoras que partilhamos.
O território de Marrocanhe abriga um assentamento e ações humanitárias, após a passagem de um ciclone tropical Gombe que chegou a Sofala em 11/03/2022 muitas famílias perderam as suas casas e com o tempo, as tendas onde viviam, foram se tornando abrigo: https://www.dw.com/pt-002/ciclone-gombe-sobreviventes-equilibram-se-entre-escombros/a-61112749
O resultado da passagem do ciclone foi devastador para as famílias – o desemprego, a fome e a depressão são apenas alguns dos problemas mais graves presentes até hoje.
Bezura, que hoje é voluntária da instituição “Grupo de Mulheres de Partilha de Ideias de Sofala – GMPIS” acompanha as mulheres em seu percurso de restaurar vínculos e a convivência comunitária;
Essa ação do CEDECA RJ integra as atividades do Projeto Nenhum Direito a Menos, com apoio de Misereor.