Últimas Notícias Uncategorized
Você sabe o que é o CEDECA RJ? - por Voz das Comunidades

O CEDECA RJ, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Rio de Janeiro teve o privilégio de receber a instituição não governamental Voz das Comunidades em nossa sede para contar mais sobre nosso trabalho e a matéria foi publicada na edição de Janeiro de 2026 com redação de Samantha Millan.

O Voz das Comunidades esteve presente e pode entender um pouco sobre o CEDECA RJ, as atuações dos Centros de Defesa que existem em todo o Brasil e o impacto que o CEDECA RJ exerce nas suas atuações.

“Criado a partir da luta de educadores populares e da urgência social, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDECA RJ) se consolidou como uma das principais referências na proteção integral de crianças e adolescentes em contextos de extrema vulnerabilidade. Atuando onde a presença do Estado é historicamente insuficiente, a instituição combina defesa jurídica, acompanhamento social e ações formativas para enfrentar violações de direitos.”

Quando o direito muda trajetórias

(…) “Se o CEDECA não tivesse passado pela minha vida, eu não sei quem eu seria hoje”, relata Maria Eduarda Marcos de 21 anos, que hoje atua na instituição como assistente de projetos. Já Mariah Govea, 24 anos, educadora social do CEDECA RJ, conta: “Aqui eu aprendi que a universidade também pode ser um espaço meu”. O protagonismo juvenil é uma marca da instituição, presente em projetos como o Segundo Sol e o Bora Conversar.”

Resistir para garantir futuro

(…) “Mantida por projetos, cooperação internacional, emendas parlamentares e parcerias institucionais, a organização enfrenta desafios financeiros constantes. Ainda assim, segue atuando. Em um Estado onde a infância periférica permanece sob ameaça, o CEDECA RJ reafirma, na prática, que garantir direitos é garantir futuro, e que, com escuta, cuidado e oportunidade, trajetórias podem ser transformadas.”

 

Leia e faça download da edição completa

A matéria está na edição de Janeiro de 2026 do Voz das Comunidades. Para ler na íntegra e baixar em pdf acesse o link abaixo e clique na opção “Janeiro 2026”